A MORTE DO AUTOR DA BANDEIRA DE IMPERATRIZ


No geral, a cidade mal conhece a bandeira de Imperatriz e muito menos sabe quem é o autor do desenho dela. Não seria de estranhar, portanto, que nem soubesse que ele morreu. E que morreu em 4 de fevereiro de 2011, em São Luís.

Etevaldo Moreno de Araújo nasceu em 9 de abril de 1940, na localidade Jacaré, no município de Barra do Corda (MA). Com dois anos de idade veio com a família para Imperatriz. Estudou nas escolas São José (extinta), Governador Archer, Santa Teresinha e Escola Técnica de comércio de Imperatriz. Foi agricultor e sapateiro e, aos 18 anos, iniciou a carreira de pintor e desenhista.

Em 1972, aos 32 anos, ganhou o concurso da prefeitura municipal apresentando seu desenho da bandeira de Imperatriz. Venceu 61 candidatos.

Um lado quase nunca lembrado do Etevaldo, mas conhecido de alguns amigos (como o árbitro e desportista Jackson Pereira Silveira), era o gosto pelos esportes... como atleta. Etevaldo praticou futebol, tendo sido atleta de equipes imperatrizenses como o Imperatriz e os antigos Renner e Comercial, Além de jogador, também era árbitro, tendo apitado jogos como Imperatriz X Paissandu (do Pará). Também destacou-se como corredor, tendo vencido várias vezes a Corrida 16 de Julho, que marcava, em outras épocas, o aniversário de Imperatriz. Inspirado no pugilista brasileiro e tricampeão mundial Éder Jofre, Etevaldo Moreno de Araújo lutou boxe na década de 1960.

Na década de 1970 candidatou-se a vereador de Imperatriz, sem êxito.

Etevaldo deixou os filhos Etevaldo Júnior, Helane, Janete e James, este agente da Polícia Federal.

EDMILSON SANCHES
edmilsonsanches@uol.com.br

Fotos: Criatura e criador  -- a Bandeira de Imperatriz e seu autor, o pintor, desenhista e desportista Etevaldo Moreno de Araújo.
___
--> Aparecida Marconcini Prestes - Carlos Brandão - Fernando Cunha - Iranete Santos Chaves Almeida - Jackson Pereira Silveira