Mourão diz a Flávio Dino que vai sair plano para proteger a Amazônia

Notícia da Foto 07/03/2020

Durante reunião com o governador Flávio Dino, na tarde desta quinta-feira (5), no Palácio dos Leões, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, anunciou que o Conselho da Amazônia vai fazer sua primeira reunião no dia 25 de março, quando será apresentado o plano com os objetivos e metas das ações para a proteção, preservação e desenvolvimento da região Amazônica. O colegiado é coordenado pela Vice-Presidência e reúne 14 ministérios.

Durante a audiência, Mourão garantiu que apresentará aos governadores um plano arrojado contra desmatamentos e queimadas em toda a região amazônica.

Esta é a primeira vez que Mourão vem ao Maranhão desde a mudança que transferiu o Conselho da Amazônia Legal do Ministério do Meio Ambiente para a Vice-Presidência da República. E também após a exclusão dos governadores da região do grupo que discute estratégias para a Amazônia.

Conforme o decreto de 1995, o Conselho seria composto por 20 ministros; três representantes de órgãos federais; e pelos governadores da Amazônia Legal. Integram a Amazônia Legal: o Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão.

De acordo com recente decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, agora integram o Conselho o vice-presidente Hamilton Mourão e os ministros das seguintes pastas: Casa Civil; Justiça, Defesa, Relações Exteriores, Economia, Infraestrutura, Agricultura; Minas e Energia; Ciência, Tecnologia e Comunicações; Meio Ambiente; Desenvolvimento Regional; Secretaria-Geral da Presidência; Secretaria de Governo da Presidência; Gabinete de Segurança Institucional.

Fonte: Leandro Almeida( Marrapa)