Professores participam de formação para uso do Laboratório de Robótica Educacional 2º encontro contou com a

Notícia Da Foto 25/09/2020



2º encontro contou com a presença de representantes de 22 escolas

Publicado em: 24/09/2020 por Sara Ribeiro

Nos dias 23 e 24 de setembro, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a 2ª formação pedagógica – robótica na prática. Encontro realizado no polo da Universidade Aberta do Brasil, UAB, foi direcionado a professores e coordenadores de 22 escolas da rede de ensino.

Ainda serão realizados mais três encontros formativos, nos meses de outubro, novembro e dezembro, para contemplar as 100 unidades escolares que serão beneficiadas com os equipamentos. O investimento na aquisição dos kits de robótica é fruto do Precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).


O kit de robótica é constituído por mais de 750 peças que exploram diferentes áreas do conhecimento – ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática – através da construção de protótipos sem motorização, com motorização e automatizados, sendo projetos mecânicos, eletrônicos e automatizados através de encaixes precisos e sem a necessidade do uso de ferramentas.


Além disso, acompanha carrinho apropriado para armazenamento do kit, material didático com livro do aluno e professor; interface robótica microcontrolada em estrutura única, com tela LCD e botões de controle, óculos de realidade virtual com aplicativo próprio, licença de laboratório virtual de robótica, tablet com aplicativo próprio de reconhecimento de imagem, entre outros itens.

“Para o início do calendário do ano letivo de 2021 toda a nossa equipe pedagógica estará preparada para utilização dos equipamentos do kit de robótica. Um investimento que irá propiciar aos nossos alunos uma aprendizagem significativa associada à tecnologia educacional”, frisou o secretário de Administração e Educação, José Antonio Pereira.