Vereador Adhemar Jr solicita criação de coworking público para estimular empreendedorismo na região

 Notícia 10/06/2021


Os empreendedores dos mais diversos seguimentos de Imperatriz e região possuem dificuldades de iniciarem seus negócios por falta de estrutura, como acesso à internet de boa qualidade. Pensando nisso, o Vereador Adhemar Freitar Júnior (Solidariedade) fez uma indicação ao Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Sr. Wilson Alves Moreira Filho, para que disponibilize um espaço para coworking público na cidade.


O Coworking público é um excelente instrumento para empresários terem o mínimo para desenvolveram seus negócios, para uns uma incubadora de modelo de negócio, para outros o espaço que falta para desenvolver e buscar mercado. Algumas cidades não realizaram nenhum gasto para implantar estes espaços, apenas aproveitaram espaços públicos existente para direcionar ao coworking dentro das bibliotecas, por exemplo.


“Imperatriz é um grande e importantíssimo pólo empreendedor no nosso estado, aqui reunimos pessoas de estados vizinhos para fazer negócios. O coworking público é uma maneira do poder público incentivar os nossos novos empreendedores, garantir a eles uma estrutura para darem os primeiros passos”, explica Adhemar Júnior.


Um grande caso de sucesso foi Curitiba, em 2017 foi inaugurado o Worktiba, o primeiro coworking público do Brasil. O ambiente é voltado para empresas com cunho social e foca no desenvolvimento de uma comunidade empreendedora saudável e com maior potencial de transformação. A iniciativa é a primeira brasileira a ter todos os custos pagos pelo poder municipal e foi desenvolvida a custo zero.