Ronda Domiciliar será lançado em Imperatriz sexta feira
PREVENÇÃO A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NA CIDADE DE IMPERATRIZ-MA
Do Blog Segurança em Imperatriz
3° BPM lançará em Imperatriz a Ronda Domiciliar, com o objetivo de combater e dar assistência às vitimas da violência Doméstica. O programa que já existe em outros Estados agora será implantado na primeira cidade do Estado do Maranhão.
Será lançados quatro equipes de policiais militares que irão atuar diretamente em ocorrências que envolvam violência doméstica contra mulheres. Destas quatro equipes, duas atuarão na primeira resposta ao crime, tomando as providências necessárias, em conformidade com a Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha), confeccionando o Boletim de Ocorrência, efetuando a prisão do autor (se for o caso) e dando toda a assistência preliminar a vítima.
As outras duas equipes atuaram como segunda resposta, ou seja, comparecerão até a residência da vítima prestando informações e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha e a notificará sobre sua participação no Programa de Prevenção à Violência Doméstica, bem como o agressor, visando coibir a reincidência de tal crime. Assim, a família será acompanhada de perto, de forma que as duas partes serão auxiliadas com o objetivo de promover uma verdadeira transformação da relação, até então, violenta.
Os militares que irão compor a Ronda Domiciliar, participaram de um treinamento intensivo nos dias 21 e 28 de fevereiro, no auditório do 3° BPM, visando capacitá-los para o atendimento e assistência a esse tipo de violência.
A ronda domiciliar terá como parceiros a Vara Especial da Mulher, Ministério Público, Delegacia Especial da Mulher e a Secretária Municipal da Mulher e as entidades ligadas as causas da mulher.
INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Quando a vítima registrar ocorrência da Delegacia por ameaça ou por agressão, imediatamente a ronda será acionada e acompanhará a vítima até que o agressor seja conduzido para a delegacia e a partir deste momento esta vítima será assistida pela equipe da Ronda Domiciliar.
No caso da vítima não quiser registrar a ocorrência na delegacia, a Ronda Domiciliar poderá ser acionada pelo telefone celular da viatura que imediatamente deslocará até o local para prestar o atendimento.