20231015-15630886

Resgate aéreo do GTA dá suporte às ações de enfrentamento à meningite na região de Balsas

Como parte das ações que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, para tranquilizar a população do Sul do Maranhão frente ao surto de meningite, chegou nesta terça-feira (11), em Balsas, o helicóptero de resgate do Grupo Tático Aéreo (GTA). A aeronave, equipada com mini-UTI, fará o transporte de paciente cujo quadro clínico recomende a imediata remoção para UTI, e neste caso, seguirá para Imperatriz.
A equipe do GTA, formada por médico, enfermeiros, socorristas e pilotos, foi recebida, no aeroporto de Balsas, pelo secretário adjunto de Vigilância em Saúde da SES, Alberto Carneiro. Também chegou outro helicóptero para dar suporte às equipes de saúde no deslocamento mais rápido aos municípios da região.
Alberto Carneiro informou que o resgate aéreo está totalmente preparado para fazer o atendimento, com equipamentos e profissionais capacitados para esse serviço. A equipe do GTA ficará na região o tempo que for necessário.
“Por determinação do secretário Ricardo Murad, estamos garantindo toda a estrutura necessária para atender essa situação. Trouxemos para a região, uma equipe da SES, formada por médicos infectologistas, enfermeiros, bacteriologistas e demais técnicos, além de medicamentos para fazermos a quimioprofilaxia e, agora, temos o apoio do resgate aéreo”, informou Alberto Carneiro, ao reforçar que todas essas ações estão sendo desenvolvidas em conjunto com técnicos do Ministério da Saúde, que estão na região.
Na manhã desta terça-feira (11), Alberto Carneiro reuniu a equipe do resgate aéreo na sede da Regional de Saúde de Balsas, para informá-los da atual situação do surto de meningite na região e quais os procedimentos que deverão ser tomados em caso de necessidade de transporte de paciente em estado grave para UTI, em Imperatriz.