20231015-15630886

Sejap entrega ampliação da Unidade Prisional de Imperatriz

Texto: Jordana Fonseca e Fotos/Antônio Pinheiro/ Paula de Társsia O prédio anexo da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Imperatriz foi inaugurado, nesta sexta-feira (28). Com capacidade para 160 novas vagas, a obra faz parte da política de construção, ampliação, restauração e adaptação de unidades carcerárias da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) em todo o Maranhão.
A solenidade de inauguração contou com presença do secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária, Sérgio Tamer, o adjunto de Administração Penitenciária, José Bispo Serejo, e o gestor de Articulação no Sul do Maranhão, Valmir Alves.
Também marcaram presença o prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira, acompanhado dos secretários municiais J Ribamar Alves (Trânsito) e Elson Araújo (Comunicação Social); deputados federal, Francisco Escórcio, e estadual, Leo Cunha; o diretor da UPR, Francisco Firmino, entre outras autoridades.
A nova estrutura possui 30 celas dividas em quatro pavilhões. Cada cela tem capacidade de abrigar oito internos. Do total, 10 serão destinadas para encontros íntimos e 20 aos apenados. O prédio conta ainda com duas áreas para banho de sol. Com finalização dessa obra, a UPR de Imperatriz chega aumentará o total de vagas para 320.
Para o secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária, Sergio Tamer, o novo prédio marca o compromisso do Governo do Estado do o aprimoramento dos serviços penitenciários no Maranhão. "Nós estamos chegando a perto de mil vagas abertas, este ano, com recursos exclusivamente do Governo do Estado. Teremos, para o próximo ano, nove unidades, já projetadas, com orçamento e projeto aprovados pelo Ministério da Justiça e pelo BNDS. Isso dentro da nossa política da regionalizar o sistema prisional".
De acordo com o gestor de Articulação da Sejap, Valmir Alves, além de cumprir o TAC, a transferência facilita o trabalho de ressocialização dos presos. "A distância dos familiares é fator que dificulta o trabalho de ressocialização, pois a família tem um papel de suma importância nesse processo. Vale ressaltar que em um ambiente mais confortável, melhora também o trabalho dos nossos agentes junto aos internos".
Monitoramento eletrônico Outra novidade apresentada foi sistema de monitoramento eletrônico. Com o sistema, pontos estratégicos da UPR serão monitorados 24 horas por dias. Segundo Francisco Firmino, a estrutura conta com "16 câmeras, speed dome com alcance de vários quilômetros. O sistema é dotado de câmeras com infravermelho, o que garante o monitoramento durante a noite.