20231015-15630886

‘Novembro Azul’ conscientiza homens em Imperatriz

Em audiência pública será debatido sobre câncer de próstata e diabetes
A campanha de conscientização dos homens sobre o câncer de próstata denominada de ‘Novembro Azul’ começou a ser realizada desde o começo do mês em todo país. Em Imperatriz, a campanha será tema de audiência pública nesta quinta-feira (7), a partir das 9h, no plenário da Câmara Municipal.
A presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, Terezinha de Oliveira Santos (PSDB), a Terezinha Soares,  explica que o objetivo da audiência “é mostrar aos homens o quanto é importante fazer o teste que diagnostica o câncer de próstata. Durante este mês, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com outras entidades, intensificam o alerta.

Também semelhante ao ‘Outubro Rosa’, a campanha do ‘Novembro Azul’ mobiliza a sociedade imperatrizense por meio dos veículos de comunicação (rádio, televisão, jornal e internet), panfletos e palestras sobre a conscientização do câncer de próstata. “O trabalho de conscientização dos homens é mais difícil”, reconhece a vereadora-presidente da Comissão de Saúde, Terezinha Soares, ao comparar que “as mulheres costumam procurar com mais frequência um médico a qualquer sinal da doença. E assim como nelas, o diagnóstico precoce pode ser indispensável para a cura do câncer”.

Ela alerta que “o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens  -- o primeiro é o de pele. Ele atinge, principalmente, homens com idade superior a 65 anos, além da chance de cura ser de 90% no estágio inicial. Os sintomas aparecem [raramente] como: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia; dor nos ossos, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Terezinha Soares lembra que foram convidados a participar da audiência pública sobre o ‘Novembro Azul’ o prefeito Sebastião Madeira, a secretária de Saúde, Conceição Madeira; o diretor do hospital São Rafael José Edison; o diretor das promotorias públicas de Imperatriz, Frederick Barcellar; a médica Oncologista Adriana Martins e a presidente da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer em Imperatriz (Ampare), Graça Cortez.
Também foram convidados representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do hospital São Rafael, respectivamente, José Valmir de Oliveira e Dr. Rênio Pereira, e ainda, e o médico Urologista José Neto.