Pesquisa aponta crescimento de Roberto Rocha na disputa ao Senado
![]() |
Roberto Rocha registrou apenas a metade do índice de rejeição do candidato do grupo Sarney (Foto: Divulgação) |
De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto DataM, o candidato pela coligação “Todos pelo Maranhão”, Roberto Rocha (PSB), conquistaria hoje a vaga ao Senado com 31,3% das intenções de voto. Os dados, encomendados pelo jornal Atos e Fatos, mostram uma vantagem de 5,4 pontos sobre o segundo colocado, Gastão Vieira (PMDB), que apresentou 25,9% das intenções de voto.
Haroldo Saboia (PSOL) vem em terceiro lugar com 3,3%, seguido de Marcos Silva (PSTU) com 2,5%, Evan de Andrade (PCB) 0,8% e Gersão (PPL) com 0,3%. Brancos e Nulos somaram 15,4% e não souberam ou não responderam, 20,5%.
![]() |
Roberto Rocha está cada vez mais próximo da vitória |
Rejeição
A pesquisa aferiu, também, o índice de rejeição dos candidatos junto aos eleitores. Gastão Vieira, da coligação “Pra Frente Maranhão” lidera o ranking e apresenta quase o dobro de rejeição em comparação a Roberto Rocha. Dos entrevistados, 20,3% afirmaram que não votariam de jeito nenhum no candidato do grupo Sarney. Haroldo Saboia tem resistência de 15,6% e Roberto Rocha 13,6%. Marcos Silva tem 13%, Gersão 5,3% e Evan de Andrade 4,1%. Um total de 4,2% respondeu que poderia votar em todos os candidatos ao Senado, 3,9% responderam que não votariam em nenhum e 20,1% não souberam ou não responderam.
A pesquisa DataM, registrada com o número 00050/2014, entrevistou 1.500 eleitores entre os dias 14 e 19 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos.