20231015-15630886

Durante a Semana Nacional do Trânsito, público recebe orientações no Imperial Shopping

Desde o início do ano a Secretaria Municipal de Trânsito realiza atividades educativas em Imperatriz, mais de cem palestras já foram realizadas


"E se uma Hilux te pega em cima de uma Traxx, sobra o quê?!" A frase da Companhia de Teatro Okazajo, arrancou risos do público, mas trouxe a reflexão para um assunto sério: os acidentes no trânsito. A ação fez parte da divulgação da Semana Nacional de Trânsito, onde a equipe da Secretaria Municipal, realizou na quinta-feira (15), atividades na praça de alimentação do Imperial Shopping.

Em Imperatriz, a campanha municipal traz o tema “Vida, a gente só tem uma”.

Durante as explicações sobre o comportamento dos condutores de veículos, a encenação da companhia de teatro mostrou o que acontece no cotidiano das ruas Imperatriz. Segundo o secretário José Ribamar Alves Soares, são mais de 2 milhões de mortes no Brasil, vítimas de acidentes no trânsito, e 500 mil pessoas são mutiladas devido os envolvimentos com os acidentes.


“Essa realidade só vai mudar, com a participação de todos nós. Estamos promovendo na cidade essa ação, com o objetivo sobretudo para alertar todos os condutores e a sociedade em geral. Que possam fazer uma reflexão do comportamento que adotamos no trânsito, e o comportamento que deve ser adotado no trânsito. Hoje trouxemos uma peça teatral para o shopping, para mostrar o que acontece no nosso cotidiano”, disse.


A gerente de marketing, Fabíola Milome, avalia a ação de forma muito positiva, pois o shopping é um espaço que recebe diariamente muitos visitantes, e é importante levar essa informação ao público. “Além de oferecermos diversão e entretenimento para os nossos clientes, achamos de suma importância alertarmos a população imperatrizense e de cidades vizinhas, que nos visitam diariamente, sobre a importância da educação no trânsito como forma de humanizar as pessoas. Sabemos que Imperatriz pode melhorar, e como o trânsito é um espaço democrático, é preciso buscar sempre alinhar condutas seguras”, avalia.


Para este ano, o tema nacional, "Cidade para todos, proteção e prioridade para pedestres", também quer desconstruir no imaginário coletivo, que a prioridade no trânsito são para os carros. “Temos que ter uma consciência, para poder gerar uma mudança comportamental,

e assim diminuir os números de acidentes”, explica Tereza Miranda, coordenadora de educação para o trânsito da Setran.


As ações de conscientização sobre a educação no trânsito, promovida pela Secretaria Municipal de Trânsito já foram executadas em 43 escolas, para mais de 12 mil alunos. Durante a Semana Nacional do Trânsito serão realizadas blitz, palestras em instituições, escolas, universidade e em setores diversos. A campanha segue até o dia 20 deste mês, e também tem a parceria do Ministério Público Estadual.