MP lança campanha de trânsito em parceria com Setram e Sistema Mirante
IMPERATRIZ – A campanha de trânsito Respeito ou morte – você escolhe o caminho foi
oficialmente lançada na manhã desta quarta-feira (21), em solenidade que contou
com a participação de representantes dos órgãos públicos e demais parceiros. O
evento aconteceu no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
A campanha tem como objetivo
conscientizar os cidadãos imperatrizenses sobre as normas de trânsito, de
maneira a reduzir significativamente o número de acidentes e de feridos. Também
será investido em estrutura, com reforço de sinalização e reformas.
Dados do Serviço Móvel de Urgência
(Samu) indicam que o número de acidentes na cidade, em 2014, foi reduzido cerca
de 14,3% em relação ao ano anterior.
No entanto, para o secretário de
trânsito, Cabo J. Ribamar, essa diminuição,,ainda, é insatisfatória, uma vez
que foram registrados em torno de 2.500 acidentes no ano passado.
“A prefeitura, através da Secretaria
de Trânsito (Setran), e os parceiros visam exatamente diminuir ainda mais esses
índices e fazer com que as pessoas possam estar mais seguras no trânsito”,
ressalta o secretário de trânsito.
A campanha é resultado de uma
parceria entre o Ministério Público, a Prefeitura Municipal e o Grupo Mirante e
terá ações desenvolvidas durante todo o ano de 2015, em diversas frentes, como
blitz e veiculação de propagandas na mídia.
Parceria
O diretor executivo do Grupo Mirante em
Imperatriz, Alan Neto, lembra que buscar soluções para os problemas da cidade é
responsabilidade social de todos os cidadãos e que no grupo não é diferente.
“É nesse contexto, que nós, do Grupo Mirante vamos
dar a nossa parcela de contribuição. Nós já trabalhamos fortemente no
jornalismo as situações do trânsito e seus problemas e vamos tentar alertar a
população de que, se nós formos mais zelosos, boa parte desses acidentes podem
ser evitados”, afirma.
Diante da movimentação no auditório,
o promotor Alessandro Brandão, diz que um dos objetivos da campanha já foi
alcançado: a mobilização.
“Eu acredito que o Ministério Público
conseguiu despertar para que o poder público exerça ainda mais o seu papel. Na
sinalização do trânsito, por exemplo, na mobilização social, e, agora, com a
entrada do Grupo Mirante nós vamos receber um apoio muito
interessante”, afirma, ao lembrar que a mídia irá potencializar o alcance da
campanha através da sua divulgação.