Companhia energética presta esclarecimentos sobre dupla conta de energia elétrica
A população acompanhou o debate e fez perguntas sobre contas, aumento de tarifa e outros assuntos. |
A empresa concessionária participou de audiência pública na
Câmara Municipal
Imperatriz- A
Comissão Permanente de Defesa do Consumidor, dos Direitos Humanos e de Gênero, presidida
pelo vereador Weudson Feitosa dos Santos (PTdoB) realizou audiência pública
para discutir a cobrança de duas contas de energia elétrica, recebidas pelo
consumidor em um único mês. O debate foi solicitado pelo vereador Fidelis Uchoa
(PRB) e reuniu representantes da Companhia Energética do Maranhão (Cemar),
Procon, Ministério Público, Promotoria de Defesa do Consumidor, vereadores e população.
O executivo de Relacionamento da Cemar Sandro Marcos explica os procedimentos adotados pela empresa. |
O executivo de Relacionamento da Cemar Sandro Marcos Lemos
prestou esclarecimentos sobre os motivos do recebimento das duas faturas, que
segundo ele não se caracteriza duas cobranças. Camargo disse que o procedimento
adotado pela empresa é para que seja implantando o programa Rota Certa, e que
para isso as datas de leitura precisavam ser alteradas.
Comissão de Defesa do Consumidor, dos Direitos Humanos e de Gênero conduz a audiência pública. |
Durante o debate foi constatado que faltou por parte da
empresa, uma divulgação eficiente, para que as informações atingissem toda a
população
O órgão de defesa do consumidor, Procon afirmou por meio
da advogada Fernanda Bianquini que devido às inúmeras reclamações dos
consumidores a empresa de energia havia sido chamada antecipadamente para dar
explicações, e que o procedimento está dentro da legalidade. “Em decorrência da
desinformação, muitas pessoas procuraram o Procon para registrar queixas.
A
Cemar também foi procurada pelo Ministério Público e ficou definida uma forma
de divulgação que não foi satisfatória.” Fernanda informou que a empresa se
propôs a parcelar o pagamento da segunda conta em seis vezes, e que não
efetuaria o corte em decorrência de atraso no pagamento da segunda conta.
O promotor do Consumidor Sandro Bíscaro admitiu ter
havido falhas na comunicação e que a audiência é o momento de se ouvir, para só
depois serem tomadas atitudes com responsabilidade. “Adianto que realmente
houve um erro. Fomos procurados pela Cemar e achamos que fazer uma divulgação
pela televisão causaria problemas maiores. Optamos então por carros de som e
outros mecanismos.”
Vereador Fidelis Uchoa abriu a audiência questionando a dupla cobrança de energia elétrica. |
O promotor adiantou que já se pensa na possibilidade de a
Cemar reparar a sociedade, no que diz respeito à informação, afirmando que “apesar
do erro não faltou boa vontade para que não acontecesse.” Uma das informações
seria a do parcelamento em seis vezes, que não teve publicidade.
Bíscaro reforçou a importância da parceria dos poderes
públicos em benefício da população. “Não vejam como algozes o Ministério
Público, Defensoria Pública, Procon e Câmara Municipal, mas sim como instrumentos
de cidadania. Estamos todos juntos na busca de discussão e solução de
problemas.”
O vereador-presidente da Comissão Weudson Feitosa
encerrou o debate informando que os relatórios da audiência serão enviados ao
Ministério Público, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.