Receita Federal realiza operação FÀNZUÌ no centro de Imperatriz

 Blog Notícia da Foto 06/11/2021


Na manhã desta sexta-feira (05), a Receita Federal, em trabalho da divisão de vigilância e repressão ao contrabando e descaminho, deflagrou a Operação FÀNZUÌ no centro da cidade de Imperatriz , com a participação de servidores da Receita Federal, da PRF e da Polícia Cívil do Maranhão, através do GPE (Grupo de Pronto Emprego) e do Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos - DCCT/SEIC , que preservou o perímetro local e garantiu a segurança da ação.

A operação foi batizada com esse nome por significar a palavra crime no idioma chinês, país de onde vem a maioria dos produtos contrafeitos (piratas).

Foram fiscalizadas 7 lojas no centro de Imperatriz com vistas ao combate à contrafação de marcas.

A ação teve como objetivo averiguar mercadorias como bonés, carteiras, bolsas, eletrônicos e acessórios para smartphones. 

Ao todo foram apreendidos aproximadamente 200 sacos de ráfia, equivalendo a mais de 3 toneladas de produtos, todos notadamente contrafeitos e de péssima qualidade. 

A Receita Federal informa que continuará atuante ao combate a esse tipo de comercialização de itens falsificados e contrabandeados, uma vez que além de lesar os comerciantes, importadores e produtores brasileiros que atuam na legalidade, subtrai os empregos legítimos e sonega tributos, que deixam de ser recolhidos aos cofres públicos. 

Além do mais, esses produtos põem a saúde e a segurança dos consumidores em risco, violam os direitos de quem compra e dos que detém os direitos autorais e de marcas, desestimulando o investimento por empreendedores legítimos no Brasil.