.

.

Defesa Civil informa que o atual nível do Rio Tocantins ainda não permite abertura oficial do verão 2022

O superintendente Josiano Galvão explicou sobre o nível do rio e a expectativa para que ele baixe

Visando uma resposta à população que está ansiosa pelo período oficial de veraneio 2022,  a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, realizou uma coletiva de imprensa na praia do Cacau, para falar sobre os motivos que, até o momento, impedem da abertura das praias, que antes era previsto para acontecer no dia 16 de julho, como parte da programação de aniversário de Imperatriz.

O superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, enfatizou mais uma vez que o rio está acima do considerado normal, impossibilitando a abertura do período oficial de veraneio. Ele destacou que o nível do rio atualmente está com 1 metro 40 centímetros,  em média,  abaixo de zero, ou seja, apesar de já ter diminuído bastante após o inverno rigoroso, ainda está alto para o período de julho, onde os bancos de areias já deveriam estar bem visíveis.

Superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, em coletiva de imprensa nas proximidades da praia do Cacau. (Foto: Patrícia Araújo)

“Infelizmente nem tudo depende da gente, compreendemos que o calor pede uma praia, pede aquele peixe frito, se encontrar com os amigos, familiares, a tradicional quinta-feira, à noite, tudo isso nós sabemos que os imperatrizenses e turistas esperaram ansiosamente, principalmente após a pausa por conta da pandemia. Entretanto, seria uma irresponsabilidade muito grande da gente liberar as praias com o rio cheio, colocando em risco a vida das pessoas, por isso não foi possível a abertura oficial no dia 16 de julho”, destaca Josiano.

O superintendente destaca ainda, que toda a programação para o verão 2022 está pronta. Ele enfatiza que a estrutura, parceria com órgãos municipais, bem como Polícia Militar, Samu, salva-vidas, entre outras demandas importantes para que se faça um evento seguro e padronizado, aguardando apenas a baixa do rio Tocantins.

Nível do Rio Tocantins ainda não está seguro para banho. (Foto: Patrícia Araújo)

É importante frisar que a equipe da Defesa Civil, está em contato direto com os empreendedores tanto da praia do Cacau, quanto do Meio, levando todas as informações necessárias e técnicas, sobre o nível o rio.

“Além desse contato com os empreendedores, estamos solicitando todos os dias ao Consórcio Estreito Energia (Ceste), a previsão de baixa, e todas as informações necessárias para que possamos ter uma nova data para abertura das praias”, pontua Josiano.

Importante!

Aos banhistas que frequentam as praias, todo cuidado é pouco, principalmente com crianças e idosos. Muita gente está indo mesmo com o rio cheio, e no fim de semana o número é bem maior, diante disso, a Defesa Civil alerta sobre afogamentos, porões, correnteza do rio, entre outras medidas de segurança.