20231015-15630886

Prefeito Léo Cunha anuncia medidas de segurança nas escolas de Estreito


ESTREITO: Após ameaças de ataques nas escolas de Estreito, Ministério Público, órgãos de segurança e Prefeito Léo Cunha, irão implantar medidas urgentes de segurança no município.

 

Postagens com ameaças da realização de atentados em Escolas da Rede Municipal e Estadual no município, foram publicadas e depois apagadas do Instagram nas últimas horas, situação que deixou a sociedade Estreitense com muito medo e desconfiança.



Alguns acreditam que pode ser apenas uma postagem com uma brincadeira de mau gosto, outros acreditam que as postagens podem gerar uma série de eventos que teriam consequências imprevisíveis. Alunos, pais e professores, concordam que existe a necessidade de medidas urgentes para evitar qualquer tipo de situação mais grave, motivo que hoje pela manhã o Prefeito Léo Cunha se reuniu com alguns Secretários Municipais e tratou do assunto.


Diante da onda de violência nas escolas pelo Brasil, onde até mesmo vidas foram ceifadas, também foi convocada uma reunião a pedido do Promotor de Justiça Paulo Roberto Castilho, junto com a as forças de segurança e a Secretária municipal de Educação, Francisca Barros, na tarde desta terça-feira, para tratar do assunto e planejar ações imediatas para coibir possíveis episódios de violência. A reunião produtiva, foi presidida pelo Promotor de Justiça que pediu as forças de segurança maior empenho e atenção em relação ao assunto.



Na reunião, na sede do Ministério Público, ficou combinado que todas as ameaças ou informações de possíveis ataques as escolas, serão imediatamente comunicados ao Promotor de Justiça e a Delegacia de Polícia Civil de Estreito, para que medidas urgentes sejam adotadas, para que assim, se possa chegar ao autor das ameaças, identificando e punindo os mesmos na forma da lei.


Já na reunião ocorrida com Léo Cunha na manhã desta terça feira, ficou combinado que o Prefeito irá solicitar a Guarda Municipal que percorra as unidades escolares realizando o patrulhamento e ministrando palestras aos alunos sobre o assunto, com a finalidade de conscientização de todos sobre a situação, consequências e como denunciar.


Na prática, serão implementados ações e procedimentos para identificar ameaças e diversas medidas de segurança dentro e fora das escolas, que começarão desde o portão de entrada até às dependências com monitoramento por câmeras.


Léo Cunha acredita que os próprios alunos conseguem ajudar a identificar possíveis ameaças, levando a informação para os profissionais da educação que posteriormente irão comunicar aos órgãos responsáveis.


"Determinei empenho máximo, acredito que as medidas que serão adotadas são suficientes para evitar qualquer situação mais grave. As ameaças em redes sociais e perfis fake, serão tratadas com o máximo rigor, não permitiremos que os autores fiquem impunes, sendo a lei aplicada a todos nestes casos. Estamos em caráter de urgência preparando a instalação de equipamentos e câmeras de segurança nas escolas, tudo para evitar qualquer tipo de situação mais grave", reforçou Léo Cunha.