Paraná pesquisa mostra o crescimento exponencial de Orleans Brandão; a estagnação de Braide; Lahésio caindo e Camarão na lanterna

 

 Paraná Pesquisas ouviu 1.545 pessoas em 61 municípios entre os dias 2 e 6 de agosto com uma margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O resultado do levantamento foi divulgado neste sábado, dia 09.

Nos números, chama atenção que os números do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), sobrinho do governador do Maranhão, Carlos Brandão. Ele já aparece em segundo lugar com 20,9% das intenções de votos; em primeiro lugar o prefeito reeleito de São Luís, Eduardo Braide (PSD) que tem 33,7%.

O também pré-candidato ao governo do Maranhão, ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo) tem 20,4%. E na última posição aparece o atual vice-governador, Felipe Camarão (PT), com 12,3%.

Entre os entrevistados, 6,9% responderam nenhum, branco ou nulo. Já 5,9% não souberam ou não responderam.

Na comparação com a pesquisa realizada em fevereiro deste ano, Braide oscilou na margem de erro. Já Brandão e Bonfim apresentaram a maior variação. O sobrinho do governador saiu de 16,9% para 20,9% das intenções de voto. Enquanto o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes saiu de 24,9% para 20,4%. Felipe Camarão desabou.


– Brandão aprovado por 60%

O instituto também avaliou a performance do atual governo do Maranhão. De acordo com os dados, 60,5% aprovam a gestão de Carlos Brandão, enquanto 34% reprovam e 5,5% não souberam ou não responderam.

Quando questionados sobre como avaliam o governo, 42,1% dos entrevistados disseram que ele é ótimo/bom, enquanto 30,4% o consideram regular e 25,6% o avaliam como ruim ou péssimo.