*Lula garante manutenção de direitos minerários de Serra Pelada, mas cobra organização de garimpeiros*
IMPERATRIZ (MA) - A visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Imperatriz, Maranhão, focada inicialmente na entrega de moradias, destacou-se com a pauta mineral brasileira. O líder garimpeiro Gesse Simão aproveitou a ocasião para entregar um documento ao presidente, solicitando apoio e segurança jurídica para a categoria.
A Situação da Cooperativa e as Demandas do Líder
Gesse Simão concentrou suas preocupações na situação legal e na representação jurídica da cooperativa de garimpeiros.
Simão ressaltou a urgência de organização: "Foi tratado sobre a representação jurídica da cooperativa, que inclusive foi entendido pelo Presidente Lula que haja uma organização o mais rápido possível para que ele possa atender às reivindicações das demandas da sociedade garimpeira, que estão passando dificuldades, sendo sócios de uma cooperativa que tem uma grande mina como Serra Pelada," afirmou.
As principais demandas do líder são a regulamentação do garimpo e o amparo aos direitos dos cooperados na exploração mineral.
Compromisso Presidencial Condicionado à Legalidade
Em resposta, o Presidente Lula reconheceu o impasse e assumiu um compromisso, mas impôs uma condição para que o Governo Federal avance nas negociações.
Lula sinalizou a manutenção dos direitos, afirmando: *"Estou fazendo minha parte mantendo os direitos minerários mesmo no processo de execução de caducidade,"* indicando que os direitos da Coomigasp serão preservados.
Contudo, a exigência do presidente é a conformidade legal da cooperativa. Ele parabenizou as ações pela legalização, concluindo:*"Parabenizo o sindicato pela ação de apoio à categoria no sentido de legitimar a diretoria da Cooperativa para que a mesma opere dentro da legalidade."*
O encontro entre Gesse Simão e o Presidente Lula reforça o compromisso com os garimpeiros de Serra Pelada e coloca em discussão o futuro da mineração no país, abordando seus impactos ambientais e socioeconômicos.