.

.

Davinópolis investe em programa de Sanidade Vegetal



Projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura

Davinópolis, 20 de julho – Prevenir, controlar ou erradicar organismos nocivos (pragas, doenças e infestantes) capazes de provocar estragos ou prejuízos econômicos às culturas. Esse é o objetivo do programa de Sanidade Vegetal que será implantado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Davinópolis.

Joel Macedo da Silva, secretário de Agricultura e Abastecimento, garantiu que o município disponibilizará técnicos especializados nesta área para orientar os produtores rurais quanto ao programa Sanidade Vegetal.

“Nós fizemos uma grande operação de limpeza das embalagens dos agrotóxicos colocados nas plantações, sem qualquer critério técnico, inclusive outros descartavam de maneira irregular contaminando o meio ambiente”, disse ele, ao enfatizar que o município procedeu o recolhimento dos vasilhames de agrotóxicos que foram entregues à central de recolhimento, sediada em Imperatriz.

Ele explicou que os técnicos prestarão orientações aos agricultores quanto ao manuseio e a aplicação correta dos defensivos agrícolas na lavoura, evitando a contaminação de consumidores e produtores rurais. A meta é que não seja aplicado veneno somente ao ver uma praga na cultura, mas buscar alternativas de correção, evitando a utilização desnecessária dos defensivos agrícolas.

O secretário Joel Macedo ressalta a importância do programa que iniciou a fase de cadastramento dos produtores rurais, devendo beneficiar, nesta primeira fase, pelo menos 80 agricultores.