SAÚDE Imperatriz está entre as 50 cidades brasileiras com melhor gestão na saúde


A 5º edição do prêmio "Inovar 2017" reconhece os trabalhos, em destaque, desenvolvidos pelos secretários municipais. De 5.570 cidades, apenas 50 gestores foram selecionados. Alair Firmiano, secretário de Saúde de Imperatriz foi um dos indicados e receberá premiação entre os dias 10 e 13 de dezembro, em Salvador (BA), durante o 5º Seminário Brasileiro de Gestores Públicos Municipais, entregue pela empresa Neoprimme Gestão de Pessoas.

Os critérios avaliados, segundo a organização, incluem o cumprimento de metas estabelecidas no Plano Municipal de Saúde (PMS), promoções de campanhas e controle da taxa de mortalidade infantil. “É um reconhecimento aos secretários que estão realizando uma gestão participativa e compromissada na implantação e implementação de ações voltadas a elevar a qualidade da saúde pública do município” – explica Kátia Torres, da direção Neoprimme.

“A gente fica feliz, pois o reconhecimento significa que estamos no caminho certo, trazendo as melhores práticas para a saúde de Imperatriz. Aos poucos, temos modernizado nossa estrutura com novos equipamentos e materiais, tanto na Atenção Básica quanto na Urgência e Emergência. No socorrão, por exemplo, implantamos novos leitos, enfermarias e adquirimos novas mobílias.” – ressalta Alair Firmiano.


Médico urologista, especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas, Alair Batista Firmiano assumiu em janeiro deste ano o desafio de organizar o serviço prestado na Rede Pública de Saúde de Imperatriz. Nos últimos 11 meses, vem reestruturando, detectando e corrigindo problemas emergenciais a fim de resolver as demandas, implantar novos projetos e dar continuidade às obras que estavam paradas.

Através desta organização já foi possível alcançar vários objetivos, como a entrega do Centro Médico Municipal, da Unidade Básica de Saúde (UBS), Bairro Bom Sucesso; novas instalações do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS IJ); a Academia de Saúde do Complexo Esportivo Barjonas Lobão e Centro de Diagnóstico por Imagem de Imperatriz (CDII); além da criação da Unidade Básica de Saúde Prisional, com a Primeira Estratégia de Saúde da Família Prisional do Brasil.

Além disso, foi implantado o Núcleo Interno de Regulação do Hospital Municipal, com informatização das Unidades Básicas de Saúde e instalação do Prontuário Eletrônico do Cidadão. Outra iniciativa de grande relevância na gestão do secretário foi a reforma do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a habilitação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no São José, junto ao Ministério da Saúde, que passou a receber recurso próprio para se manter.

“São inúmeras as ações, nós já recuperamos 18 equipes de Estratégia e Saúde da Família, reformamos a UBS da Vila Lobão, abastecemos regularmente a rede pública com medicamentos e firmamos parceria com o projeto 'Passos que salvam', para encaminhamento de crianças ao tratamento de câncer em Barretos” – ressalta Alair Firmiano.