CONVÊNIO Secretaria de Agricultura recebe máquinário para perfuração de poços


Equipamentos são avaliados em R$ 1 milhão

Por meio de termo de permissão de uso de bem móvel, celebrado entre a União, por intermédio do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através da superintendência Federal de Agricultura do Maranhão, e Município de Imperatriz, a Prefeitura de Imperatriz recebeu nesta segunda-feira, 19, uma máquina perfuratriz profunda, utilizada na perfuração de poços artesianos.


A entrega, realizada na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção, SEAP, e contou com as presenças de autoridades, como o vice, Alex Rocha; vereadores; secretários municipais e o deputado federal João Marcelo (MDB), autor da indicação para aquisição do equipamento.
A concessão tem um prazo de cinco anos e irá beneficiar cerca de 30 povoados, levando água para as comunidades rurais que mais necessitam. Orçada em R$ 1 milhão, a máquina pode perfurar poços de até 200 metros e é uma do total de quatro cedidas para as regiões Norte e Nordeste, sendo uma para o Piauí, Bahia, Tocantins e Maranhão.

 O maquinário inclui a perfuratriz profunda, o gerador, o tanque de resfriamento, o guincho, caminhão volvo para o transporte da perfuratriz e o gerador de energia - para o funcionamento da máquina dia e de noite, até em comunidades que não possuem energia.  
O prefeito Assis Ramos mostrou-se satisfeito com a conquista da máquina, apesar dos custos adicionais que virão com a construção e materiais dos poços. "Esta é mais uma conquista para melhorar os trabalhos realizados pela gestão, assim poderemos atender várias comunidades que sofrem com a falta de água. Um investimento válido. Graças a Deus e ao empenho do deputado João Marcelo e do senador João Alberto (MDB), essa máquina está aqui em nossa cidade para resolver problemas históricos", disse Assis.
Na ocasião, o deputado João Marcelo (MDB) falou das dificuldades de trazer o maquinário para a cidade. "Foi uma grande luta para a gente trazer essa máquina pra cá, mais de um ano se passou, porque o Ministério queria destinar essa máquina para o Governo do Estado. Nos outros estados, nenhuma máquina dessas foi entregue para algum município, todas para os governos estaduais, graças aos esforços políticos em conjunto, conseguimos trazer para Imperatriz", explicou o deputado. 


Já o secretário de Agricultura, Paulo Marcelo enfatizou os esforços do deputado e do prefeito para a conquista da máquina. "Não posso deixar de agradecer ao deputado João Marcelo, que tem, de uma forma muito atuante, ajudado Imperatriz, essa parceria é muito saudável. E ao prefeito Assis Ramos, pois é uma honra fazer parte da sua equipe. Essa máquina com certeza vai ajudar muitas pessoas", ressaltou Paulo.