Prefeitura comemora primeiro ano do Departamento de Educação Inclusiva Gusmão


A Prefeitura de Davinópolis, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou sexta-feira, 27, o 3º Encontro do Inefap em comemoração ao primeiro ano do Departamento de Educação Inclusiva Gusmão.
De acordo com o secretário de Educação, Ires Pereira Carvalho, “o departamento atende pelo menos 46 alunos da rede pública municipal e dispõe de uma equipe de profissionais em atendimento educacional especializado”.
“Nós dispomos de interprete de libras, ledor de braile e uma equipe multidisciplinar composta ainda por clínico geral, nutricionista, fonoaudióloga, psicóloga, assistente social, fisioterapeuta e odontólogo”, disse ele, ao enfatizar que graças a parcerias conseguiu encaminhar quatro crianças para o programa de Equoterapia, considerado de fundamental importância na complementação do método terapêutico e educacional.

Ele explica que a técnica utiliza cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou necessidades especiais.
 Ires Carvalho ressalta que “alunos que apresentam limitações de comunicação, alimentação e locomoção são assistidos por um cuidador escolar, profissional que participou de capacitação no começo do ano letivo, totalizando a participação de onze cuidadoras” .
“Sabemos que muito ainda precisa ser feito, mas a educação inclusive em Davinópolis tem ganhado destaque positivo levando em consideração os serviços de apoio, equipamentos e compromisso com o processo de inclusão”, finalizou.