Em menos de 4 anos, Marco Aurélio caminha para se tornar um dos fortes líderes da região Tocantina


Por Leandro Miranda




Contrariando muitos analistas políticos maranhenses, em 2014, Professor Marco Aurélio era eleito deputado estadual, principalmente pelo forte apoio da cidade de Imperatriz, onde teve a maior parte de seus votos. Marco Aurélio obteve 30.900 votos, destes, 21.902 apenas em Imperatriz, de onde saiu como o deputado mais votado. Ele já havia tentado em 2010, ocasião em que obteve 12.578 votos, sem ter sido eleito. Em 2012 foi eleito o vereador mais votado de Imperatriz, com 3453 votos.

Filiado ao PCdoB, mesmo partido do governador Flávio Dino, Marco Aurélio transita muito bem no executivo estadual, tanto por ser um dos deputados da linha de frente da base governista, como por sua relação com o governador Flávio Dino e habilidade de se relacionar com todos.

Chegou na Assembleia Legislativa em 2015, já com força: foi escolhido como vice-líder do governo e presidente da principal comissão da casa, a Comissão de Constituição e Justiça – CCJ, algo pouco visto entre os novatos. Foi presidente da CCJ em 2015 e 2017, onde teve papel de destaque em importantes votações. Hoje preside a comissão de obras e serviços públicos da Assembleia.

O processo legislativo pode ser cruel com alguns parlamentares, que não se adaptam e acabam se distanciando de suas bases, enquanto os mais habilidosos conseguem esse crescimento e, consequentemente, acabam se fortalecendo. Para Marco Aurélio, o mandato serviu para consolidar e ampliar sua força nos setores político e popular em toda a Região Tocantina, agigantando-se ao longo deste mandato.

Sem se distanciar de Imperatriz e da região Tocantina, toda semana está presente em sua base. Fica mais tempo em sua região do que em São Luís. Além de muito presente, Marco conseguiu concretizar muitos dos seus pleitos apresentados e foi o deputado estadual que mais destinou emendas para Imperatriz em toda a história, garantindo e acompanhando com o Governador a liberação e aplicação dos recursos para toda a região.

Marco Aurélio está sempre divulgando suas atividades, com diálogo claro e os resultados de um trabalho constante lhe dão hoje a possibilidade de consolidar sua liderança nesta eleição.

Marco Aurélio hoje conta com apoio de vários prefeitos da região: Beto Regis( São João do Paraíso), Geraldo Braga (Governador Edison Lobão), Raimundinho Barros (Lajeado Novo) e Valmir Morais (Campestre), além de fortes lideranças de mais de 20 municípios da região. É o único pré-candidato do seu partido em toda a região Tocantina. Em Imperatriz, conta com apoio de três vereadores: Carlos Hermes(PCdoB), Hamilton Miranda(PSB) e Alberto Sousa (PDT), além de contar com apoio de vários suplentes de vereadores que tiveram grandes votações.

Mesmo com toda a envergadura política construída ao longo do mandato, Marco Aurélio afirma que não abre mão da relação direta com as pessoas e está sempre acessível à população em sua rotina, tendo conseguido o respeito nos mais diversos segmentos sociais pelo trabalho desenvolvido.

A eleição que se aproxima pode trazer um resultado que projetará o jovem deputado, de 39 anos como uma das mais fortes lideranças da região Tocantina, com projeção ampla para o estado. Em Imperatriz, Marco Aurélio pontua com grande força em todas as pesquisas de intenções de voto e em se confirmando as análises, Marco Aurélio pode ser reeleito com grande votação e se tornar uma das maiores lideranças da região Tocantina, tanto na dimensão eleitoral, quanto na influência política através da experiência que está adquirindo.

Vindo de uma cidade que não tem comportamento de reeleger políticos, basta ver o histórico dos políticos de Imperatriz que chegaram ao ápice e logo encerraram suas carreiras, Marco Aurélio, em suas votações, demonstra total sintonia com a cidade e de acordo com o resultado, provará a imagem consolidada na segunda maior cidade do estado. Importante destacar que em 2014, somente o deputado Humberto Coutinho, ex-presidente da Assembleia (já falecido), teve mais votos que Marco Aurélio em uma mesma cidade. O ex-prefeito de Caxias obteve cerca 26 mil votos em Caxias e Marco Aurélio, cerca de 22 mil em Imperatriz, tendo sido mais votado até do que o primeiro colocado até de São Luís.

No processo de renovação dos quadros da política do Maranhão, Professor Marco Aurélio surge como um nome que se soma a nova safra de líderes e pode estar emergindo em um momento em que se fecha um ciclo para várias lideranças do estado.