MONITORAMENTO Nível do rio Tocantins sobe em Imperatriz


Nível do rio Tocantins em Imperatriz começa subir nas primeiras horas desta quinta-feira, 30. De acordo com a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, elevação foi motivada pelo aumento das vazões do reservatório da Serra da Mesa, GO, localizado na cabeceira da bacia do rio e na Usina Hidrelétrica de Estreito, MA. A vazão de defluência de 816,56 m³/s poderá passar para 3.095,00 m³/s, que representa um aumento de aproximadamente 50 cm do nível do rio na região de Imperatriz.

Superintendente Municipal da Defesa Civil, Josiano Galvão, afirma que “a oscilação do rio já era esperada, como noticiado anteriormente, porém, sem grandes proporções. Estamos em estado de atenção, acompanhando a evolução da água constantemente, e não se trata de uma enchente repentina ou um alagamento, mas que poderá cobrir boa parte do banco de areia da Praia do Cacau e do Meio”.

Prefeitura de Imperatriz adotou medidas de segurança com objetivo de resguardar a estrutura de som e palco, ou qualquer outro equipamento elétrico para prevenir transtornos e prejuízos. Também foram removidas, temporariamente, demarcações das áreas de banho das praias, desligada a rede de energia elétrica e notificados todos os barraqueiros sobre o caso.

Defesa Civil acompanha a elevação das águas do rio Tocantins duas vezes ao dia, mediante informações do boletim de vazões da Usina Hidrelétrica de Estreito, com previsão de até três dias de antecedência. Régua telemétrica instalada às margens do rio, também, coleta dados em tempo real. 

Órgão também disponibiliza informações pelo WhatsApp (99) 99152-0832, das 8h às 14h de segunda a sexta-feira.