Vereadora Claudia Batista faz alerta sobre o câncer de próstata

 Blog Notícia da Foto 23/11/2021


Na manhã de hoje, (23), alertei aos homens sobre a importância de realizar o exame preventivo do câncer de próstata. O mês de novembro é chamado novembro Azul, a campanha é realizada anualmente desde 2003. 


De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo que mais acomete os homens, cerca de 75% dos casos está entre homens de mais de 65 anos. 


Pude trazer esse alerta ⚠️ aos presentes durante o meu discurso:


“Há dez anos meu pai foi diagnosticado com câncer de próstata, ele fez o tratamento e agora voltou novamente para fazer as revisões e infelizmente está acometido com a doença. Só em 2021 esse câncer teve um aumento em 29%, sei que existe um preconceito muito grande, existe barreiras, mas é importante você fazer a prevenção e ter um cuidado, não é sobre força nem é sobre coragem, é sobre amor e quem se ama se cuida”. 




Na ação de conscientização também entreguei uma  lembrança para os homens uma flor azul como símbolo de cuidado. Sei a importância de se cuidar e manter os exames em dia. 



Se detectado precocemente o câncer de próstata tem 90% de chances de cura, a única maneira de descobrir o câncer é fazendo o exame. Especialistas recomendam que homens a partir dos 50 anos façam o exame de próstata anualmente e, acima dos 45, caso esteja inserido nos fatores de risco.