20231015-15630886

Câmara aprovou plebiscito para criação dos estados Carajás e Tapajós, o Maranhão do Sul quando será?


BRASÍLIA - O plenário da Câmara aprovou nesta quinta-feira a realização de plebiscito sobre a criação dos estados de Carajás e de Tapajós, a partir da divisão do Pará. Um dos projetos, o do plebiscito do Carajás, já segue à promulgação. No caso de Tapajós, o texto ainda terá que ser aprovado pelo Senado, porque sofreu uma pequena alteração na Câmara.

Os dois projetos foram aprovados simbolicamente. O único a se manifestar contra a votação foi o líder do PSOL, Chico Alencar (RJ), que cobrou um debate maior em relação à necessidade e oportunidade de criação de novos estados no país. Chico lembrou que existem outros 11 projetos que também tentam desmembrar estados e criar novas unidades federativas tramitando no Congresso.

- Você não necessariamente fortalece a federação e melhora o atendimento das populações criando novos estados. É preciso ver se estas novas áreas, que demandam um enorme aparato administrativo, são sustentáveis economicamente - disse Chico, referindo-se ao fato de que novos estados terão que eleger governadores, deputados estaduais e senadores, entre outros gastos.

De acordo com o projeto, o novo estado de Tapajós teria 27 municípios, localizado a oeste do estado, ocupando 58% de sua área atual e uma população de 1,3 milhão de habitantes. A proposta tramita na casa há mais de 10 anos no Congresso.

Já o estado de Carajás teria 39 municípios, no sul e sudeste do Pará, com área equivalente a 25% do território atual do estado e uma população de 1,6 milhão. Se a divisão for aprovada, o Pará ficaria com 4,6 milhões de habitantes e 86 municípios.