Davi Jr. e Hélio Santos estão entre 100 melhores deputados Federias do Brasil em 2011
A região Tocantina pela primeira vez na historia politica coloca os dois deputados federais, Davi Jr.(PR) e Hélio Santos (PSD) eleitos pela região entre os 100 melhores deputados federias do Brasil em 2011, de acordo com uma pesquisa feita pela VEJA e o Núcleo de Estudos do Congresso, do Rio de Janeiro, foram também avaliados os senadores, aferindo como eles se posicionam com palavras e votos em relação as questões vitais em tramitação nas duas casas.
Foi pesquisa como eles se posicionam com palavras e votos em relação a questões vitais em tramitação nas duas casas legislativas. VEJA identificou oito grandes eixos.
1- CARGA TRIBUTARIA MENOR E SISTEMAS TRIBUTARIO MAIS SIMPLES. 2-INFRAESTRUTURA 3-QUALIDADE E GESTÃO PUBLICA 4-COMBATE A CORRUPÇÃO, 5-QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, 6- MARCOS REGULATORIOS ESTAVEIS E APLICADOS POR TRANSPARENCIA POR AGENCIAS INDEPENDENTES.
As quatro proposições abaixo exemplificam a montagem do ranking.
1) Ganhou pontos o parlamentar cuja atuação favoreceu a aprovação da lei que determinou a fixação do salário mínimo (SM) por decreto presidencial. Abstraindo outras considerações secundárias, a nova lei permite ao Executivo um controle mais efetivo sobre sua gestão do gasto público, dado o impacto do valor do SM no déficit da Previdência e, por consequência, nas contas públicas.
2) Ganhou pontos no ranking o parlamentar que ajudou a derrotar a Emenda 29, cujo texto recriaria a CPMF, o “imposto do cheque”, tributação que aumenta o custo de transação na economia, diminuindo a competitividade e aumentando o “custo Brasil”.
3) Ganhou pontos o parlamentar que, mesmo derrotado, atuou contrariamente à aprovação do projeto do TAV, o “trem-bala” que deverá ligar Campinas ao Rio de Janeiro. O projeto do TAV é um investimento caro que vai inibir gastos mais efetivos em infraestrutura que são urgentes: em metrôs e aeroportos.
4) Ganhou pontos o parlamentar cuja atividade contribuiu para a aprovação do cadastro positivo, medida que disciplina a formação e a consulta a bancos de dados com informações financeiras de pessoas e empresas, diminuindo o custo dos empréstimos para os bons pagadores.