Projeto de Lei que visa à criação e implantação do prontuário eletrônico na rede municipal de saúde de Imperatriz será apresentado nesta quinta feira na Câmara de vereadores


Será dado entrada nesta quinta feira um projeto de Lei do vice presidente da Câmara de Vereadores de Imperatriz, Esmerahdson de Pinho, o Projeto visa à criação e implantação do prontuário eletrônico na rede municipal de saúde de Imperatriz, destinada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).


O prontuário é o documento que conserva e transmite as informações sobre o acompanhamento médico do paciente. A vantagem da versão eletrônica é a mobilidade com que as informações sobre diagnósticos e quadros clínicos podem transitar nas redes digitais dos sistemas de saúde.

Atualmente, na rede municipal de saúde de Imperatriz como na maioria das cidades brasileiras, as informações dos pacientes são registradas em prontuários de papel. Cada médico gera um novo documento que fica suscetível à ação do tempo e à desorganização das unidades de atendimento. Muitas vezes, cada nova consulta gera um novo prontuário.

Com a digitalização, o paciente terá a cronologia dos seus atendimentos disponíveis na rede, com todas as informações relacionadas a exames, diagnósticos e medicamentos utilizados. O objetivo é facilitar o trabalho dos profissionais da medicina e propiciar mais segurança aos clientes do SUS.

O projeto será encaminhado às comissões competentes e em seguida apreciado pelo plenário da casa, caso seja aprovado por maioria simples (11 votos) o seu destino final será o executivo que tem a prerrogativa de sancionar ou vetar o importante projeto.