Seis times brigam por três vagas na semifinal do turno do Campeonato Maranhense
![]() |
Paulo Sérgio comemora com a torcida do Sampaio, que precisa de pouco para as semi (Foto: Biné Morais / O Estado) |
Dos oito times que entrarão em campo nestas decisões, que serão realizadas no domingo (9) e na segunda-feira (10), cinco ainda possuem chances de classificação e uma sexta equipe torce ainda por uma combinação de resultados. O Imirante Esporte fez as contas e explica o que cada time precisa fazer para seguir adiante no Estadual.
Grupo A
Araioses (1º colocado, com seis pontos)
Depois de estrear na elite do Campeonato Maranhense com duas derrotas como visitante, o Araioses surpreendeu em seus primeiros compromissos em casa. Com o apoio de sua torcida, no estádio Cardosão, o time do Leste conquistou a sua primeira vitória diante do São José de Ribamar e conquistou uma surpreendente goleada sobre o líder Moto Club, resultado que manteve as esperanças da equipe em conquistar a classificação.
Entretanto, as chances do Araioses são remotas: único na chave a não atuar na última rodada, o time do interior maranhense depende de dois resultados: uma vitória do lanterna São José sobre o Imperatriz em pleno Frei Epifânio e torcer para que o duelo entre Moto Club e Cordino tenha um vencedor. Se o Papão e a Onça de Barra do Corda empatarem ou o Imperatriz não perder para o Peixe-Pedra, o Araioses está fora.
Moto Club (2º colocado, com seis pontos)
Com um início de campanha arrasador, com duas vitórias em dois jogos, oito gols marcados e nenhum sofrido, o Moto Club praticamente encaminhou a sua classificação para as semifinais na metade da fase de grupos. Só que o inesperado aconteceu: em uma atuação desastrosa, o Papão acabou sendo goleado pelo Araioses no Cardosão e acabou caindo para a vice-liderança do grupo A. A situação serviu para ligar o alerta no rubro-negro, mas as chances continuam sendo grandes.
Para se classificar, o Moto precisa apenas de um empate diante do Cordino, no estádio Nhozinho Santos. Caso derrote a Onça, o Papão se garante na próxima fase e tem boas chances de terminar a etapa de grupos na liderança da chave.
Imperatriz (3º colocado, com seis pontos)
Derrotado na estreia diante do Moto Club, o Cavalo de Aço mostrou sua força e se recuperou em grande estilo, derrotando o Araioses no Frei Epifânio e conquistando uma vitória fora de casa no confronto direto contra o Cordino. A equipe colorada só não terminou a penúltima rodada na zona de classificação por causa da goleada do Araioses sobre o Moto Club.
O Imperatriz depende só de suas forças para seguir no primeiro turno: o último confronto da equipe será contra o São José, último colocado da chave, e o Colorado precisa apenas de um empate para confirmar o passaporte para as semifinais. Porém, em caso de vitória, o Cavalo de Aço pode assumir a liderança e ter vantagem na próxima fase.
Cordino (4º colocado, com seis pontos)Após estrear com vitória em casa sobre o Araioses, a Onça sofreu um duro golpe ao ser derrotada, em Barra do Corda, para o Imperatriz. Apesar de ter derrotado o São José em São Luís, o Cordino segue em uma situação um pouco mais difícil que a de seus oponentes, permanecendo na quarta posição do grupo.
A receita para a classificação do Cordino é simples, porém difícil: a equipe de Barra do Corda precisa derrotar o Moto Club, no estádio Nhozinho Santos, para garantir a vaga nas semifinais do turno. Porém, a missão não é das mais fáceis, já que o Papão ainda não perdeu pontos no Estadual quando atuou em São Luís.
Grupo B
Sampaio Corrêa (2º colocado, com sete pontos)
Invicto após três partidas disputadas, o Sampaio Corrêa está muito próximo de conquistar a vaga nas semifinais. Com três pontos de diferença para o Maranhão Atlético, terceiro colocado, o Tricolor precisa de um empate com o já classificado Santa Quitéria, nesta segunda-feira (10), no estádio Castelão, para avançar no turno. Se derrotar a Raposa, o Tubarão termina a fase de classificação como líder do grupo.
Maranhão Atlético (3º colocado, com quatro pontos)Com uma campanha bastante irregular nas primeiras rodadas, o Maranhão Atlético terá que fazer a sua parte, torcer por um tropeço do rival Sampaio Corrêa e ainda tirar a diferença no saldo de gols. Em caso de derrota simples do Tricolor sobre o Santa Quitéria, o Quadricolor precisará derrotar o Balsas por, no mínimo, três gols de diferença, classificando-se pelo número de gols feitos em toda a fase de grupos.
da Redação
Com informações do portal imirante.com