Candidato do PT do B desiste da candidatura a deputado estadual e decide apoiar Flavio Dino
O grupo Sarney perdeu nesta terça-feira,15, o apoio de um representante dos Guimarães, a mais tradicional família que ao longo de décadas sempre esteve ao lado de José Sarney. O advogado Mauro Guimarães Serra bateu o martelo e vai marchar com a candidatura do empresário Fábio Macedo, para deputado estadual e de Flávio Dino, para governador do Maranhão. A decisão foi tomada após conversa pela manhã com o empresário Dedé Macedo,pai e braço direito do candidato a deputado estadual Fábio Macedo.
A adesão é um golpe na candidatura de governador de Edinho Lobão que no mês passado esteve em Timon visitando o ex-prefeito Napoleão Guimarães. Naquela oportunidade, o octogenário político timonense disse ao filho do senador Lobão que poderia contar com seu voto, entretanto reconhecera não poder mais fazer campanha.
Mauro Guimarães é sobrinho de Napoleão Guimarães. Registrado como candidato a deputado estadual dias atrás pelo PT do B, ele desistiu do projeto em favor de Fábio Macedo lamentando o fato de o seu partido ter se coligado no “Chapão”, grupo de partidos onde se concentram os mais poderosos e influentes candidatos a deputado ligados ao governo estadual. Ao tomar conhecimento da coligação, Mauro considerou-se traído e afirma que o partido bloqueou sonhos de eleição dos novos nomes da legenda.
Por conta da coligação, Mauro Guimarães Serra também pediu desfiliação do PT do B. Ele tem interesse de se filiar ao PC do B ou PSDB.
Como sempre tem dito a amigos ter se decepcionado com os ex-aliados como Socorro Waquim e Alexandre Almeida, o advogado não deverá ter problemas com o seu novo meio político, pois desde o começo do governo Luciano Leitoa foi assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, um cargo que desempenhou bem e um reconhecimento do prefeito pelo que ele fez como aliado nas eleições de 2012 em Timon.
Indagado pelo blog do Elias Lacerda sobre sua posição para deputado federal, Mauro Serra contou não está definido nesse assunto, muito embora exista uma tendência pelo apoio a candidatura do deputado Rubens Júnior, do PC do B.
A posição do pai
Mesmo não sendo político, mas considerado a joia política mais preciosa dos Serra Guimarães pelas boas relações de amizades que mantém na cidade, o funcionário da receita estadual e pai de Mauro Guimarães Guimarães, Montgomery Serra, embora esteja decidido a apoiar Fabio Macedo, não tem planos para mudar seu candidato a deputado federal, o ex-secretário estadual da fazenda do Maranhão, Cláudio Trinchão.
Montgomery pretende continuar com a candidatura do ex-secretário , entretanto em se concretizando uma dobradinha de Cláudio Trinchão com Alexandre Almeida em Timon, como muitos estão especulando nos bastidores, ele não ficará com o amigo para federal.
Em conversas informais, Montgomery tem usado como justificativa para essa posição as decepções adquiridas com o deputado Alexandre Almeida depois que o apoiou em 2010.
blogs/elias_lacerda