20231015-15630886

Em Açailândia, jovens acreditam na renovação política e se unem à campanha de Rosi Vicentini

Candidata afirma que não tem medo da política e vai representar cada cidadão maranhense (Foto: Divulgação)

AÇAILÂNDIA - Em outubro, será a primeira vez em que haverá eleições após os protestos de rua que varreram o país desde junho do ano passado. Recentes pesquisas de opinião, realizadas pela BBC Brasil, revelaram que os jovens, mesmo decepcionados com a classe política, se mostram confiantes no processo eleitoral. Eles estão dispostos a assumirem o papel de protagonistas na busca por novos meios para mudar a sociedade brasileira.

Em Açailândia não tem sido diferente. A juventude da cidade vem contribuindo com o sentimento de renovação política, pois está cada vez mais conectada às redes de informação, buscando candidatos com políticas jovens e que, com os mesmos ideais, têm o desafio de libertar o Maranhão da oligarquia e dos oportunistas que só impedem o crescimento do Estado.

O estudante Everton Amaral confia na capacidade de Rosi Vicentini para a Assembleia Legislativa e acredita que Açailândia vem buscando representantes que oferecem uma política renovada, voltada para a juventude. “Já se passou o tempo em que os políticos conseguiam enganar os jovens. Hoje, nós temos acesso à informação, às verdadeiras propostas e discutimos isso dentro de casa com o restante da família. Eu sempre busquei um candidato em que me visse representado nele. Um candidato que tenha uma nova forma de pensar, não seguindo as velhas tradições”, argumenta.


“Além de ser uma pessoa linda, ela é super humilde, fala com todo mundo e é a pessoa certa para a mudança do nosso Estado”, afirma Rodrigo Matos. O jovem de 18 anos mora no bairro Jacu, é estudante do curso Técnico em Enfermagem e tem o sonho de cursar uma faculdade, mas é barrado pela falta de oportunidades. “Eu quero muito fazer uma graduação em Enfermagem, mas, assim como eu, vários jovens precisam sair de Açailândia para estudar em Imperatriz, pegando a estrada, voltando para casa tarde da noite, correndo riscos. Tudo isso em busca de um futuro melhor”, conta o estudante.
 
Rodrigo acredita que as boas idéias podem renovar a política e escolheu Rosi Vicentini como sua deputada estadual porque confia na força de vontade que a candidata tem. “Comecei a admirar o trabalho da Rosi desde a campanha de Elson Santos para prefeito de Açailândia. Me apaixonei por ela como candidata e creio que ela vai fazer muito por nós, e é lógico que vou votar nela”, declara.

Nessas eleições, Rosi Vicentini foi a primeira a colocar a campanha nas ruas de Açailândia. Ela conta que começou sem nenhum apoio político local, mas cresceu com a ajuda do povo que acreditou nesse desafio e vem contribuindo para o seu objetivo de chegar à assembleia: “Eu quero ser deputada estadual para propor um jeito diferente de fazer política. Estarei ouvindo, conversando, levando os problemas da população para dentro da Assembleia Legislativa. Quero que todos sintam que lá em São Luís vai ter uma deputada disposta a falar e defender a nossa cidade e a nossa região”.

A candidata afirma que não tem medo da política e vai representar com dignidade cada cidadão maranhense: “Trabalhei com o ex-governador Jackson Lago, viajando por esse Maranhão. Aprendi muito com ele e me sinto pronta para enfrentar esse desafio”.

Da Assessoria