20231015-15630886

Adjunto de estado da Agricultura Edjailson Borges destacou as palestras que levaram conhecimento a produtores na Expoimp 2015



Entre os dias 06 e 10 de julho ocorreram 11 palestras. Destas 5 aconteceram no stand da SAGRIMA

EXPOIMP 2015 - Entre os dias 06 e 10 de julho ocorreram 11 palestras. Destas 5 aconteceram no stand da Secretaria de Agricultura do estado do Maranhão - SAGRIMA. A secretaria com apoio do governo do estado, através das parcerias FEMA, SENAR e SINRURAL propiciou aos produtores rurais, diversos cursos. De olericultura Básica, Controle Biólogo, Casqueamento Preventivo para Bovinos, ate a Perspectiva do Mercado de lácteo para o Cenário Maranhense.


Com o ‘Espaço de Todos Nós’, que reúne as secretarias e órgãos do setor produtivo (Agricultura e Pecuária, Agricultura Familiar, Pesca e Aquicultura, Agência Estadual de Defesa Agropecuária – Aged e Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural – Agerp). Além da  participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Fema/Senar).
Edjailson destacou que. “Durante a EXPOIMP, foram mostradas as ações do governo para aumentar a produção do estado e geração de emprego e renda no campo, além de palestras para produtores rurais e tratadores do parque de exposições e ações de educação sanitária voltadas para adultos e crianças, como o teatro de fantoches”.
           
Perspectiva do Mercado de lácteo para o Cenário Maranhense
A palestra sobre Viabilidade da Pecuária Leiteira, realizada no sábado (11) na Expoimp, reuniu mais de cem produtores do Maranhão e Tocantins. Prestigiaram o evento o presidente do Sinrural Renato José, o diretor do Sinrural Rafael Heringer, o adjunto de agricultura do estado Edjailson Borges, o presidente da FEMA, Raimundo Figueiredo, o presidente do SENAR, Antonio Figueredo.

Já o palestrante Júnior Rosseto veio de São Paulo para abrir os horizontes dos pequenos e médios produtores de leite desses dois estados. Ele é técnico da Embrapa e faz parte do projeto Balde Cheio, presente no Brasil e Colômbia.
            O projeto consiste em divulgar o correto manejo do gado leiteiro, por meio do qual o programa visa melhorar a qualidade de vida das pessoas do campo, criadoras de gado, com o aumento da produção de leite, mostrando que é possível produzir grande quantidade de leite de qualidade mesmo com poucos animais e em pouco espaço.

Durante a palestra, Rosseto falou sobre o preço do leite nos centros produtores, fez cálculos de produção e respondeu a perguntas do público. “Tudo que vim mostrar hoje é basicamente como ganhar dinheiro produzindo leite”, resume.