Maranhão tem 6 postes danificados por dia devido acidentes
Em Imperatriz, a BR-010 e a Pedro Neiva de Santana são os locais com maior índice de acidentes de trânsito
A maior parte dos acidentes com quebra de poste pode ser ocasionado por perda de controle do veículo, efeitos de bebidas alcoólicas e falta de atenção, como por exemplo, ficar com celular na mão enquanto dirige. A Companhia Energética do Maranhão faz alguns alerta para os cuidados dos motoristas para evitar transtornos:
O motorista deve tomar cuidado ao dirigir em pistas molhadas e ficar com os olhos atentos na estrada, deixando sempre o celular no silencioso assim evitando multas por infração gravíssima e acidentes.
Além da embriaguez, parte dos acidentes envolvem distrações visuais: quando o condutor desvia o olhar da via para ler mensagem ou atender ligação, cognitivas: como quando se está falando ao telefone e deixa de prestar atenção no trânsito, físicas: quando o motorista tira uma das mãos do volante para executar tarefas como digitar números ou mensagens auditivas: a atenção do motorista volta-se para os sons do telefone, provocando perda de percepção auditiva de uma sirene ou buzina.
A Cemar investe em defensas nas áreas em que há mais ocorrências de acidentes com quebra de postes. Essas defensas são elementos de concreto na frente dos postes (atualmente elas são feitas com manilhas recheadas de areia), cujo objetivo é amortecer o impacto da colisão dos veículos em acidentes.
Por conta do constante investimento da companhia, os acidentes deste tipo têm diminuído significativamente, principalmente no sul do estado. Em 2014 os postes danificados por colisão foram615, em 2015 o número caiu para 539. Já em 2016 foram registrados 424 acidentes, mais de 100 a menos que no ano anterior.
Caso você esteja próximo do local de um acidente com quebra de poste a dica é: isolar; não se aproximar e nem deixar que os outros se aproximem, por medida de segurança. E ligar imediatamente para a Central de Atendimento 116 informando o local com ponto de referência.