NOVEMBRO AZUL Semus reabre Ambulatório de Saúde do Homem com lançamento de consultório itinerante

 Blog Notícia da Foto 10/11/2021



O secretário Alcemir Costa ressalta que inciativa levará consultas  das 17h às 20h para público masculino em  quatro UBS’s


Mais uma ação da Secretaria Municipal de Saúde para ampliar atendimentos oferecidos à população masculina será iniciada com a retomada do Ambulatório de Saúde do Homem, que disponibilizará consultas e avaliações as terças e quinta-feiras das 17h às 20h. Os atendimentos que tinham local fixo, agora percorrerão quatro Unidades Básicas de Saúde de áreas distintas da cidade com consultório itinerante, a começar pela UBS Milton Lopes a qual ofertará os primeiros atendimentos nesta terça-feira, 09, e quinta feira, 11. 

O secretário de Saúde, Alcemir Costa, explica que o objetivo é facilitar aos homens o acesso à saúde no âmbito da Atenção Primária, sobretudo àqueles que tem a falta de tempo, como desculpa para não procurar os serviços de forma preventiva. “Como tenho dito, saúde é papo de homem sim! E a partir desde mês onde as atenções são voltadas para prevenção do câncer de próstata, estamos realizando as ações voltadas para o homem de forma que ele entenda a necessidade dos cuidados com sua saúde de modo geral" - ressaltou. 

Os atendimentos serão distribuídos entre as UBS’s Maria Aragão, Milton Lopes, Vila Lobão e Cafeteira. “Pensamos nessa dinâmica itinerante para descentralizar e estar mais próximo do usuário, uma vez que passaremos em quatro áreas diferentes da cidade. E como estas unidades já funcionam em horário estendido, com mais este serviço, os homens podem aproveitar para fazer suas consultas e atualizar vacinas, ou até mesmo um check-up geral sem precisar se ausentar no trabalho" - disse a coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco. 


Já foi definido a programação de atendimento do mês de novembro e segundo o cronograma, o consultório itinerante passará pelas UBS’s nas seguinte datas:

Milton Lopes: 09 e 11/11 (terça e quinta)

Cafeteira: 16 e 18/11 (terça e quinta)

Maria Aragão: 23 e 25/11 (terça e quinta)

Vila Lobão: 30/11 e 02/12 (terça e quinta)

Outra ação do novembro azul é o mutirão da Unidade Móvel, que iniciou ontem e segue até sexta-feira, 12, em frente ao Estádio Frei Epifânio. No ônibus rosa está sendo oferecido das 8h às 12h exame de PSA e consultas com urologista.