Iniciada XVII Conferência Municipal de Saúde de Imperatriz

 Blog Notícia da Foto 10/12/2021


Avanços na saúde foram destaques durante a abertura do evento

Gestores, profissionais, estudantes, conselheiros, promotoria de justiça e comunidade em geral participaram, nesta quinta-feira, 09, da abertura da XVII Conferência Municipal de Saúde de Imperatriz. O evento que reúne mais de 300 pessoas, de forma presencial e on-line, segue durante todo o dia desta sexta-feira, 10.

"A conferência tem por objetivo elaborar o Plano Municipal de Saúde de Imperatriz, para triênio 2022-2025. Além de participar da construção de diretrizes do Plano Plurianual (PPA) do Município. A partir dela, vamos criar, também, as propostas que levaremos para conferência estadual", explicou a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Imperatriz, Rosemar Melo.

Durante a solenidade,  o secretário de  saúde, Alcemir Costa, destacou avanços na área e parabenizou a atuação dos profissionais durante a pandemia. Segundo ele, novos atendimentos em pediatria e a força-tarefa de cirurgias eletivas gerais e especializadas fazem parte desses avanços.

"Nós iniciamos os atendimentos de cardiologia pediátrica, assim não necessitando mais do TFD para consultas dessa especialidade. Entregamos reforma e ampliação de UBS, estamos construindo a Unidade Básica do Sebastião Régis, entregamos as novas instalações da UTI do Socorrinho, estamos fazendo a força-tarefa de cirurgias, eletivas gerais e especializadas. Está em fase final a reforma do refeitório do Socorrão, vamos implantar a oficina ortopédica, vamos iniciar os trabalhos de encoleiramento canino em combate à leishmaniose, entre outros. Ou seja, são ações que melhoraram a nossa prestação de serviços. E seguimos trabalhando para melhorarmos, ainda mais, a vida do nosso povo", afirmou Alcemir.

O secretário pontuou ainda que um dos maiores desafios da saúde de Imperatriz é o Socorrão. "É muito difícil trabalharmos sem um planejamento fixo de atendimento, pois o Socorrão é um hospital porta aberta e não sabemos se vamos atender 200, 300 ou mais pacientes num fim de semana. E todos que chegarem, vamos atender porque o Sus é universal. O nosso olhar tem sido bastante direcionado para o Socorrão, mas todos os setores da saúde merecem nossa atenção. O meu desejo é melhorar todas as UBS's, tanto em estrutura quanto em qualidade de serviços, assim como a nossa gestão tem feito na educação, mas não temos recursos específicos para isso", declarou.

O Promotor de Justiça na área da Saúde, Thiago de Oliveira, também parabenizou os profissionais pelo esforço e dedicação durante a pandemia do novo coronavírus.

"Reconheço os esforços das secretarias municipal e estadual de Saúde no combate à pandemia, mas quero parabenizar, especialmente, os  profissionais de saúde que tiveram dedicação total, inclusive, trabalhando fora do expediente, fazendo hora extra. Enquanto promotor, cobrei muito dos gestores, mas sempre em busca da melhor prestação de serviços à população. Afinal, temos sempre o mesmo objetivo que é o de atender a população da melhor forma. Podemos até ter posições diferentes, mas sempre em busca desse objetivo comum", destacou.

PROGRAMAÇÃO

DIA 10/12/2021 - Auditório da Ufma

07H CREDENCIAMENTO ATÉ AS 07h30

07:30H DINÂMICA, LEITURA E APROVAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO DA CONFERÊNCIA 

08H APRESENTAÇÃO DE PAINÉIS POR EIXOS

I - Eixo 1 – FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NA PANDEMIA E PÓS - PANDEMIA.

II - Eixo 2 – SAÚDE DO TRABALHADOR NA PANDEMIA E PÓS- PANDEMIA confirmado

III - Eixo 3 – DESAFIOS NO FINANCIAMENTO DO SUS NA PANDEMIA E PÓS – PANDEMIA 

IV - Eixo 4 – POLITICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS.

10 H PLENÁRIA

10:30 H LANCHE

11H DIVISÃO DOS GRUPOS POR EIXOS

11:30H ALMOÇO

13 H INÍCIO DOS TRABALHOS DE GRUPOS POR EIXOS

15:30H APRESENTAÇÃO E VOTAÇÃO DAS PROPOSTAS DOS 4 EIXOS

16:30H COFFEE BREAK

17 H ENCERRAMENTO